COP30: As curandeiras do Ver-o-Peso: fé, ervas e resistência feminina na Amazônia

Você está lendo

COP30: As curandeiras do Ver-o-Peso: fé, ervas e resistência feminina na Amazônia

Compartilhar artigo

Escrito por

Enquanto a COP 30 abria sua programação oficial na manhã quente de segunda-feira, 10 de novembro, o Mercado Ver-o-Peso, maior feira a céu aberto da América Latina, respirava ancestralidade. Entre os corredores repletos de aromas — breu-branco, alfazema, jucá, catuaba — o Setor das Ervas fervilhava com o vai-e-vem de mulheres que transformam sabedoria em sustento e fé em ofício.

Entre elas está Maria Loura, que carrega nas mãos o legado de uma linhagem inteira. “Eu ganhei esse ponto dos meus filhos em 1987. Eles cresceram aqui e hoje também trabalham com as ervas. É o legado que eu deixo: o empreendedorismo da minha família”, contou enquanto ajeitava as folhas penduradas no balcão. No tom sereno da voz, o peso da tradição e a leveza de quem sabe o valor do próprio caminho.

Mais adiante, Roberta, 56 anos, mexia nas garrafadas e nos óleos. Começou no mercado aos 20 e, desde então, vive das curas e dos conselhos que aprendeu com as mais velhas. É parente de Dona Bete Cheirosinha, uma das curandeiras mais conhecidas de Belém, e trabalha lado a lado com a benzedeira Cristina, que aprendeu o ofício observando as mães e as tias.

Roberta contou que, durante a reforma do Ver-o-Peso, houve uma tentativa de impedir a permanência das erveiras no local: “Queriam tirar a gente, como se o nosso trabalho não tivesse valor. Mas a gente lutou e ficou. Isso aqui é parte da história de Belém, e nós somos parte dela”, afirmou.

Entre rezas e perfumes, Cristina nos convidou para um benzimento. Eu e Graziela Brum aceitamos de coração aberto. Elas borrifaram o ar com o perfume Quebra Feitiço, uma mistura de ervas e fé que perfuma o corpo e protege o espírito. E foi Roberta quem explicou o poder daquele cheiro: “O trabalho da gente é uma coisa muito importante, principalmente o nosso, das mulheres, que é independente, que nós gostamos mesmo de ser independente. E isso atrai muita inveja. Esse perfume, Quebra Feitiço, é pra tirar olho gordo, inveja, gente que direciona energia negativa para nossas vidas.”

Na sacola, levei o Leite do Amapá, o xarope de sucupira e o óleo de sucupira. Mas o que ficou foi a lição: o Ver-o-Peso não é apenas um mercado – é um território espiritual, de resistência e poder feminino. Um lugar onde cada erva é uma palavra antiga e cada garrafada é uma oração embalada na coragem das mulheres que, mesmo diante das tentativas de apagamento, seguem curando, abençoando e ensinando o mundo a escutar.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. 
Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras histórias que pode te interessar

Há artistas que constroem carreira. ÀIYÉ constrói cosmologia. Sua obra nasce do encontro...

O Edital da Hora do Sabbat 2026 já está aberto e reunimos aqui...

Entre poesia, território e palco, a rapper mineira constrói uma trajetória que transforma...

/*; } .etn-event-item .etn-event-category span, .etn-btn, .attr-btn-primary, .etn-attendee-form .etn-btn, .etn-ticket-widget .etn-btn, .schedule-list-1 .schedule-header, .speaker-style4 .etn-speaker-content .etn-title a, .etn-speaker-details3 .speaker-title-info, .etn-event-slider .swiper-pagination-bullet, .etn-speaker-slider .swiper-pagination-bullet, .etn-event-slider .swiper-button-next, .etn-event-slider .swiper-button-prev, .etn-speaker-slider .swiper-button-next, .etn-speaker-slider .swiper-button-prev, .etn-single-speaker-item .etn-speaker-thumb .etn-speakers-social a, .etn-event-header .etn-event-countdown-wrap .etn-count-item, .schedule-tab-1 .etn-nav li a.etn-active, .schedule-list-wrapper .schedule-listing.multi-schedule-list .schedule-slot-time, .etn-speaker-item.style-3 .etn-speaker-content .etn-speakers-social a, .event-tab-wrapper ul li a.etn-tab-a.etn-active, .etn-btn, button.etn-btn.etn-btn-primary, .etn-schedule-style-3 ul li:before, .etn-zoom-btn, .cat-radio-btn-list [type=radio]:checked+label:after, .cat-radio-btn-list [type=radio]:not(:checked)+label:after, .etn-default-calendar-style .fc-button:hover, .etn-default-calendar-style .fc-state-highlight, .etn-calender-list a:hover, .events_calendar_standard .cat-dropdown-list select, .etn-event-banner-wrap, .events_calendar_list .calendar-event-details .calendar-event-content .calendar-event-category-wrap .etn-event-category, .etn-variable-ticket-widget .etn-add-to-cart-block, .etn-recurring-event-wrapper #seeMore, .more-event-tag, .etn-settings-dashboard .button-primary{ background-color: