Colunistas

Flora Miguel
Flora Miguel é jornalista, fazedora cultural e poeta. À frente da agência Da Lira Cultural, atua como comunicadora e pesquisadora musical. Escreve como quem canta, dança como quem toca.
Flora é uma artista multifacetada e a primeira colunista do “Hora do Sabbat”, onde apresentou o quadro “Da Lira” por quatro anos, focando em lançamentos de mulheres na música nacional. Atualmente, ela conduz “Lírica”, explorando a música por meio das letras, convidando cantautoras e compositoras a discutir a conexão entre notas e versos.
Flora Miguel é uma influenciadora essencial no cenário musical brasileiro, contribuindo para a diversidade e inclusão na cultura.
@FLOREANDU

Camila Genaro
Camila Genaro é uma educadora, contadora de histórias, apresentadora de TV, palestrante, formadora de novos contadores e influenciadora digital. Ela é referência em história oral e acadêmica-patrona da cadeira 18 da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH). Camila lançou seu primeiro livro em 2017 e soma apresentações por feiras, festivais e encontros de literatura oral. Ganhou diversos prêmios, incluindo o Troféu BAOBÁ, considerado o Oscar dos contadores de histórias do Brasil. Durante a pandemia de COVID-19, encabeçou a campanha “Fique em Casa e Ouça Histórias”, oferecendo um encontro diário com histórias diferentes em suas redes sociais.

Vitória Pacheco
Vitória, psicóloga de 27 anos, formou-se na Universidade Federal de São Paulo e teve seu primeiro contato com rádio em 2016 na Rádio Silva, tornando-se a primeira mulher produtora de conteúdo e operadora de som de diversos programas. Participou da Hora do Sabbat, idealizou o quadro”Minas de Ouro do Hip Hop” e colaborou na produção do podcast “Mulheres de Lá pra Cá”. Atualmente, é coordenadora ABA em clínica-escola de intervenção comportamental e traz ao público a coluna “Elas no Espectro” para dar voz a mulheres adultas autistas.

Yvonne Mascarenhas
Yvonne Mascarenhas é uma destacada cientista brasileira na área de cristalografia, com formação em Química e Física pela UFRJ e doutorado pela USP. Fundadora da Sociedade Brasileira de Cristalografia e condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, ela também se dedica à divulgação científica e à educação.
Yvonne se une ao programa Hora do Sabbat por meio de sua neta, Sarah Mascarenhas, que a convidou para escrever uma coluna sobre mulheres notáveis enquanto trabalhava no Jornal Primeira Página. Sua contribuição enriquece o programa, celebrando o impacto das mulheres na história e promovendo a igualdade de gênero.

Alê Xavier
Mulher, mãe, arteira, realizadora de sonhos e de vida, múltipla exercercita no dia a dia as funções de atriz, escritora e produtora teatral. Alessandra Xavier é uma atriz talentosa e versátil, reconhecida por sua habilidade de interpretar personagens complexos e cativantes. No programa Hora do Sabbat ela apresenta o “Diário de uma Bruxa”, onde explora temas de espiritualidade e práticas esotéricas, convidando o público a refletir sobre suas próprias jornadas. Além de sua carreira artística, Alessandra é adepta da cosmologia maia, realizando leituras dos selos e da matriz Tzolkin, que conectam sua arte a sabedorias ancestrais. Com uma presença magnética, ela une de forma única a expressão artística à espiritualidade, criando experiências profundas e transformadoras.

Dandara Feitosa
Indígena urbana periférica, pesquisadora, artista e assistente social. Dandara Feitosa é assistente social de formação, vive entre Santos e Guarujá, no litoral sul do estado de São Paulo, com vasta experiência em políticas públicas e saúde coletiva. Doutora pela Fiocruz e mestre pela USP, sua pesquisa se concentra na intersetorialidade e na promoção da saúde em áreas de vulnerabilidade social, como a Zona Noroeste de Santos. Além de sua atuação acadêmica, Dandara contribui com a coluna Oca Periférica, trazendo reflexões sobre periferia, cultura e direitos humanos. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a justiça social e o fortalecimento de políticas inclusivas para comunidades marginalizadas.

Elayne Bione
Jornalista brasileira vivendo no Chile. Mestre em Economia Criativa: Gestão de Empresas Criativas e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Rey Juan Carlos e diplomada em Inteligência Artificial pela Universidade Adolfo Ibáñez; Mentora e palestrante internacional sobre construção de redes e ecossistemas, inovação, indústrias criativas, gestão e produção cultural, empreendedorismo, territórios e cidades criativas; Atualmente está como coordenadora de projetos na Direção de Empreendedorismo da PUC do Chile.]

Dewanda Yaomi
Dewanda Yaomi é uma jovem poetisa de 15 anos, estudante e moradora da periferia do Recife. Ela conduz a coluna “Vivências de Jovens Periféricas”, um espaço dedicado a compartilhar histórias, sonhos e desafios da juventude que cresce em meio às adversidades sociais.
Nesta coluna, Dewanda e jovens que buscam dialogar sobre as experiências vividas por jovens como eles, que se esforçam para ultrapassar as barreiras impostas pela sociedade. Aqui, serão trazidos relatos, reflexões e poesias que evidenciam a força e a resiliência da juventude periférica. O foco será discutir os desafios enfrentados, ao mesmo tempo em que se celebra as conquistas, talentos e a riqueza da cultura que os rodeia.
Colunistas que já passaram por aqui:
2018
Flora Miguel - Da Lira (2018 - 2021) e Lírica (2024)
Catarina Bertholini - Mulheres na Política (2018)
Camila Genaro - No Fio da História (2018 - 2021) e Contos Sagrados (2024)
2019
Vitoria Pacheco - Minas de Ouro do Hip-Hop (2019 - 2021) e Elas no Espectro (2024)
Carlota Cafiero - Mulheres das Artes Visuais (2019 - 2021)
Amanda Gasparetto - Mulheres do Áudio (2019)
Nara Assunção e Raquel Alves - Observatório Chega (2019 - 2021)
Ornella Rodrigues - Como Domar um Coração Selvagem (2019)
July Vasconcelos - Insubmissas (2019)
Marina Machado - Infusão Feminina (2019)
Bruna Biasso - Bruma Cosméticos (2019)
Roberta Youssef - Crua e Nua (2019)
Souto MC - Jenipapo (2019)
2020
Iara Luz - Carta da semana, (2020)
Júpiter Pimentel - Fala Júpiter , (2020)
Yvonne Mascarenhas (2020-2024)
2021
Alessandra Ricciopo - Frequencia Natural (2021) e Diário de uma Bruxa (2024)
Andrea Botelho - Comida.Zip, (2021)
Milena Bachir - Inadequada, (2021)
Diez - Parte da Arte, (2021)
Dandara Feitosa - Oca Periférica, (2021-2024)
Keka Ritchie - Hora da Taba, (2021)
2024
Dewanda Iaomi - Vivências jovens periféricas (2024)
Elayne Bione - Futuro Criativo, (2024).