O que é a

Hora do Sabbat

A Hora do Sabbat é, essencialmente, um espaço de expressão e visibilidade da mulher arteira e fazedora, disseminado na frequência do rádio e na potência da web rádio.

Aqui, elas são protagonistas – a  voz é essencialmente feminina e feminista. Em contrapartida à prática machista, valorizamos a voz delas. Ativado em março de 2018 com sinais originados na Rádio Silva, webradio universitária-educativa, sediada em Santos (SP), que atua como laboratório de experimentos de comunicação, logo no seu primeiro ano de atividade o se expandiu para transmissões em outras plataformas de rádio online, extrapolando fronteiras regionais e chegando ao norte do Paraná, na Alma Londrina, e no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, através de rádio bloco.

Em 2019, a Hora do Sabbat alçou voos mais longos chegando ao Rio de Janeiro, interior do estado de São Paulo e até o extinto portal Mulher na Música. Já em 2020, ano que mudou o modo de operar de todas e todos os trabalhadores no mundo devido à pandemia do novo coronavírus, a ampliação foi de vozes: o programa passou a atuar como uma revista radiofônica, abarcando variados conteúdos no formato de colunas que abordaram temáticas como música, artes visuais, cênicas, questões etnico raciais, permacultura, agrofloresta, alimentação saudável, ervas medicinais, feminismos, combate à violência contra mulheres e mulheres históricas e contemporâneas – sempre com uma pluralidade de vozes femininas de diferentes localidades e especialidades.

Em 2021, chegamos à capital paulista, pelas ondas das frequências moduladas da Rádio Brasil Atual. O programa ganhou ainda retransmissão em Brasília, Distrito Federal, e no Rio Grande do Sul, junto à Rádio Armazém. A Hora do Sabbat 7 dias por semana em rádios variadas e no formato podcast. Um movimento ainda mais horizontal ocupou a Hora do Sabbat, propondo uma gestão coletiva para o programa, contando ao todo com 21 participantes. No ano seguinte, a edição de 2 horas cede espaço a um programa mais enxuto, com 1 hora de duração e apresentado unicamente por Sarah. 2023 marca o retorno da volta ao formato ao vivo, somado às edições gravadas, mantendo sua principal missão: compartilhar com ouvintes assuntos e eventos que enalteçam o protagonismo de mulheres.

Agora, 2024, o programa de reafirma como uma revista eletrônica colaborativa, contando com novas (e anciãs) colunistas – Flora Miguel, Elayne Bione, Vitória Pacheco, Dewanda Yaomi, Dandara Feitosa e Camila Genaro -, além de equipe técnica composta por Gabriele Alves e Ludmily Santos. (Des)comportando formatos Ao Vivo, Gravado, Especial Faixa a Faixa e, ainda, contando com projetos extensivos como Mulheres de Lá pra Cá, DDD – Detalhes do Disco Dela e Playlists (Seleta da Semana/Seletas Sazonais), a Hora do Sabbat é uma dança circular de mulheres realizadoras e ouvintes, num fluxo mútuo de escuta (é possível interagir com o programa em suas redes oficiais) e fala: aqui a voz é de todas nós.