Maturidades: novos paradigmas sobre envelhecer

Estamos cada vez mais longevos e a expectativa de vida cada vez maior. Até 2050, 1/3 da população da cidade de São Paulo será idosa. 

Conversei com a jornalista Mariana Mello, que se dedica ao estudo da Gerontologia Social e lidera o projeto Maturidades (@maturidades_br) e a Alma Content, agência de comunicação e design especializada em produção de conteúdo e design de marcas.

“O Maturidades é uma iniciativa de educação e conteúdo 100% independente voltado à cultura de longevidade. Acredito que a comunicação, por meio de narrativas plurais de maturidade, pode ter um impacto positivo para as pessoas na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa. A comunicação pode ser protagonista na construção de um novo olhar mais condizente com o que é a realidade de ser longevo: estar não apenas em um lugar de perdas, mas sobretudo de muitas conquistas”.

O Maturidades é formado por jornalistas especializados em conteúdo de marca e comunicação corporativa, com mais de 20 anos de portfólio, e especializados em Gerontologia Social — o estudo do envelhecimento pelo aspecto da cultura e da cidadania. “Nosso serviço de produção de conteúdo pode colaborar para que sua comunicação seja assertiva, contemporânea e livre de ageísmo em todas as ações e posicionamentos da marca ou empresa. Participamos também de trabalhos de comunicação com clientes que desejam abordar a  intergeracionalidade nas organizações”.

Em relação à linguagem, por exemplo, expressões como “velha guarda” até podem ser usadas com respeito para se referir às pessoas mais experientes de um determinado grupo, que carregam saberes, histórias e tradições, mas no contexto do etarismo pode estar presente em colocações preconceituosas, em especial, no ambiente de trabalho, para dizer de alguém que não se atualiza e que é resistente à mudanças. Outros exemplos são: “não tem mais idade para isso”, ao se referir a roupa de alguém ou a determinado tipo de comportamento; “entregou a idade”, quando ouvimos alguém falar “malhar” ao invés de “treinar”; “velho, mas com alma de jovem”, o que a princípio pode até soar como elogio, mas não é. Entre tantas outras expressões que ouvimos diariamente.

Assim nasceu o Maturidades, projeto que reúne jornalistas especializados em conteúdo de marca e comunicação corporativa, com mais de 20 anos de portfólio, e especializados em Gerontologia Social — o estudo do envelhecimento pelo aspecto da cultura e da cidadania. “Penso e acredito que a produção de conteúdo específico e estratégico pode colaborar para uma comunicação mais assertiva, contemporânea e livre de ageísmo em todas as ações e posicionamentos de uma marca ou empresa. Participamos também de trabalhos de comunicação com clientes que desejam abordar a  intergeracionalidade nas organizações”.

A missão do Maturidades é colaborar para a construção de uma cultura de envelhecimento no Brasil, para todas as idades, considerando a comunicação como um agente fundamental nessa nova mentalidade. “As apresentações têm como objetivo levar ao público temas como a abordagem do envelhecimento na comunicação, expressões de ageísmo, intergeracionalidade, mercado da maturidade e cenário da longevidade no Brasil”, reforça Mariana.

Mariana Mello – Projeto Maturidades
Foto: Divulgação

Nas palestras ministradas pela Mariana Mello são abordados os seguintes temas: 1) Envelhecimento para não-velhos: quem vai cuidar de você? 2) Preconceito contra idade na mídia: o papel da comunicação e 3) Ageísmo na linguagem: termos e expressões para abandonar. “Levamos o debate do longeviver para todos os públicos, buscando desconstruir estereótipos, preconceitos, clichês e ativar o debate sobre o etarismo e sobre as maturidades possíveis”.

O Maturidades também produz newsletters – que podem ser assinadas – produzidas para interessados em saber mais sobre a temática. Toda semana, notícias, tendências e novas perspectivas sobre uma sociedade que vive cada vez mais.

Para saber mais:

www.maturidades.com.br

@maturidades_br

Ouça também a entrevista com a Mariana Mello no Spotify do Projeto Entre Elas – episódio 113

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