La Bibliotour: retiros literários para mulheres

Você está lendo

La Bibliotour: retiros literários para mulheres

Compartilhar artigo

Escrito por

O amor pela literatura uniu duas amigas, a advogada e professora Eloá e a médica Paula, que juntas, idealizaram a La Bibliotour, um espaço onde livros, viagens e encontros entre mulheres se tornam experiências relaxantes e transformadoras. 

Eloá Figaro conta que aprendeu a ler cedo e que sempre foi uma leitora voraz. Influenciada sobretudo pelo avô, que tinha uma biblioteca fantástica, e pela tia bibliotecária, o amor e a curiosidade pelas histórias contadas em livros só cresceu com o tempo, somando-se a uma outra grande paixão que são as viagens. “Eu viajo sozinha desde os 19 anos. Livros e viagens sempre foram minhas paixões. Amo livrarias e sempre dedico um tempo nas viagens que faço para visitá-las e comprar livros que são os souvenirs que trago na mala. Atualmente estou apaixonada pela literatura fantátisca que me foi apresentada por amigas. Nesse movimento, surge a La Bibliotour, uma curadoria de retiros literários para mulheres se desconectarem da vida corrida e se reconectarem com a natureza, com outras mulheres, consigo mesmas e com os livros. Um sonho antigo que se torna realidade”.

Eloá e Paula são amigas há muitos anos, sempre compartilhando leituras e séries e com um sonho antigo de fazer um clube do livro. “No começo deste ano, nossa amizade começou a se transformar, pois percebemos o poder de ter tempo e espaços dedicados ao lúdico e ao criativo. Esses momentos nos trouxeram descanso físico e mental e queremos agora compartilhar essas experiências com outras mulheres. O descanso feminino é poderoso e ser for compartilhado é transformador”, conta Eloá. 

O primeiro retiro literário acontece em novembro, no final de semana de 14 a 16 de novembro, em Atibaia, interior do Estado de São Paulo, a 60 km da capital, e vai reunir 12 mulheres. “A ideia é mesmo ter um grupo pequeno para garantir uma experiência única e personalizada, em uma casa cinematográfica em um condomínio fechado e com uma programação que conta com vinhos e cafés especiais, refeições cuidadosamente preparadas, aulas de yoga e atividades pensadas para a leitura. A primeira edição esgotou em poucos dias e já vamos fazer a segunda, entre os dias 28 a 30 de novembro”. 

O que são os retiros literários?

Os retiros literários são uma experiência imersiva de leitura, com hospedagem all-inclusive em um ambiente tranquilo e acolhedor. Uma oportunidade para se afastar da rotina, se dedicar a uma boa história e se conectar a outras mulheres que também compartilham do mesmo amor pela literatura. “Queremos realmente proporcionar uma experiência única e inesquecível e fazer com que essa comunidade de mulheres cresça cada vez mais. A ideia, no futuro, é termos autoras presentes nesses encontros, o que certamente vai enriquecer bastante a experiência”.

Foto: Reprodução Instagram

Durante a estadia serão oferecidas atividades coletivas, não obrigatórias, como aulas de yoga, noites de cinema, de jogos, de discussão e de leitura. “Nossos retiros são pensados para mulheres adultas de todas as idades. Você só precisa levar seus livros e nós cuidamos do resto. Você pode ir sozinha ou com uma amiga. Serão oferecidos durante a estadia, dois jantares, dois cafés da manhã, dois almoços, além de snacks, frutas e cafés ao longo do dia, incluindo opções vegetarianas, veganas e glúten-free. As refeições serão preparadas por uma chef convidada e regadas a vinho em todas as refeições e também para relaxar na piscina”.

A casa em condomínio fechado conta com piscina, jacuzzi, sauna e poltronas confortáveis e iluminação adequada para a leitura, além de suítes confortáveis e convidativas que podem ser reservadas individualmente ou para compartilhar com a amiga. 

Saiba mais

@labibliotour

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. 
Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras histórias que pode te interessar

Chegar à COP30 foi um caminho de costura e convergência. Tudo começou com...

Aos 13 anos, a jovem autora, Bel Ito, lança obra ilustrada por Erika...

Hora do Sabbat no pódio: escutar é celebrar, afirmar, transformar A campanha chegou...